Em_PInf_EDF_3

Curso Profissional de Programador/a de Informática

Ciclo de Formação: 2017/2020

Estrutura Modular

 

Educação Física

 

 3º Ano


 

Ano Letivo                  Ano Curricular                Componente de Formação
2019 / 2020

Sociocultural
Nº Horas/Nº Aulas

Nome do(s) Docente(s)   

Nº de Módulos
32 / 43 Inês Marques 6

 

 Mód. nº

 Designação 

Conteúdos / Temas fundamentais

Nº Horas / Aulas 
11

Jogos Desportivos Coletivos III

Voleibol:

-Conhece o objectivo do jogo, identifica e discrimina as principais acções que o caracterizam: serviço, passe, recepção e finalização, bem como as regras essenciais do jogo de voleibol: dois toques, transporte, violação da linha divisória, rotação ao serviço, número de toques consecutivos por equipa, toque na rede. 

- Em situação de exercício em grupos de quatro, coopera com os companheiros para manter a bola no ar, utilizando, consoante a trajectória da bola, o passe e a manchete, com coordenação global e posicionando-se correcta e oportunamente, colocando a bola em trajectória descendente sobre o colega.

 Em situação de exercício, com a rede aproximadamente a 2 m de altura:

- Serve por baixo.

 - Como receptor, parte atrás da linha de fundo para receber a bola, com as duas mãos por cima ou em manchete, agarrando-a de seguida com o mínimo deslocamento.

  
Em concurso em grupos de quatro, num campo de dimensões reduzidas com dois jogadores de cada lado da rede joga com os companheiros efectuando toques com as duas mãos por cima e ou toques por baixo com os antebraços, para manter a bola no ar, com um número limitado de toques sucessivos de cada lado. 

8 / 11
12

Ginástica III

Ginástica acrobática:

Combina numa coreografia, a par, utilizando diversas direcções e sentidos, afundos, piruetas, rolamentos, passo-troca-passo, tesouras, posições de equilíbrio e outras destrezas gímnicas, com os seguintes elementos técnicos:

- O base em posição de deitado dorsal com os membros superiores em elevação, segura o volante pela parte anterior das sua pernas que, em prancha facial, apoia as mãos na parte anterior das pernas do base, mantendo o corpo em extensão.

- O base sentado, com pernas afastadas e estendidas, segura pelas ancas o volante que executa um pino, com apoio das mãos entre as coxas do base.

-  O base com um joelho no chão e outra perna flectida, suporta o volante que, de costas, sobe para a sua coxa e se equilibra num dos pés. Utilizam a pega simples.

- Cambalhota à frente a dois (tank).

-  Com o base de joelhos sentado sobre os pés, o volante realiza um equilíbrio de pé nos ombros do base, que o segura pelas pernas.

 

Em situação de exercício em trios:

- Dois bases em posição de deitado dorsal em oposição e os membros superiores em elevação, com um dos bases a segurar o volante nas omoplatas e o outro a segurá-lo nos gémeos, suportando assim o volante que se encontra em prancha dorsal.

- Dois bases, frente a frente, em posição de afundo com um dos joelhos em contacto, segurando o volante nos gémeos que realiza um equilíbrio em pé nas coxas dos bases junto aos seus joelhos.

- Dois bases, frente a frente, de joelhos sentados sobre os pés, sustentam o volante em pino sobre as suas coxas, segurando-o pela bacia e auxilando-o a manter o alinhamento dos seus segmentos.

- Dois bases, com pega de cotovelos, suportam o volante em prancha facial. Após impulso dos bases, o volante efectua um voo, mantendo a mesma posição, para recepção equilibrada nos braços dos bases 
8 / 11
13

Atividades de Exploração da natureza

Orientação.

- Coopera com os companheiros, de forma a contribuir para o êxito na realização de percursos de orientação, respeitando as regras estabelecidas de participação, de segurança e de preservação do equilíbrio ecológico.

 Realiza um percurso de orientação simples, a par, num espaço apropriado (mata, parque, etc.), segundo um mapa simples (croqui ou planta), preenchendo correctamente o cartão de controlo e doseando o esforço para resistir à fadiga;

-  Identifica no percurso a simbologia básica inscrita na carta: tipo de vegetação, tipo de terreno, habitação, caminhos, água e pontos altos, etc;

- Orienta o mapa correctamente, segundo os pontos cardeais e/ou outros pontos de referência, utilizando a bússola como meio auxiliar;

- Identifica, de acordo com pontos de referência, a sua localização no espaço envolvente e no mapa;

- Identifica, após orientação do mapa, a melhor opção de percurso para atingir os postos de passagem e utiliza-a para cumprir o percurso o mais rapidamente possível.

 Realiza um percurso na escola, em equipa, com o cartão de controlo preenchido correctamente, utilizando a bússola e o seu passo para determinar correctamente direcções e distâncias.

6 / 8
14

Dança III

O CHÁ-CHÁ-CHÁ: em Posições Abertas e “Posição fechada sem contacto”, acentuando o 1º tempo do compasso e mantendo a estrutura rítmica: 1,2,3,4&1 coincidindo respectivamente o 1 ao 1º tempo do compasso, o 2 ao 2º tempo, o 3 ao 3º e o 4 & a meio tempo cada do 4º tempo do compasso:

− Realiza Time step em “Posição Fechada sem contacto”;

− Realiza Passo básico em “Posição Fechada sem contacto”;

− Realiza Volta por baixo do braço para a esquerda;

− Realiza Volta por baixo do braço para a direita em “Posição Aberta, pega E-D”;

− Realiza Promenades/New Yorker partindo de “Posição de Contra Promenade Aberta” e virando progressivamente de forma a assumir: a “Posição Aberta lado a lado pega E-D”, a “Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos”, a “Posição de Promenade Aberta”, a “Posição Aberta lado a lado pega D-E”, e finalizando em a “Posição Aberta frente a frente pega D-E”, mantendo o mesmo nível de execução e ajustando as posições relativas com o par;

− Realiza Volta à esquerda/Spot turn to left partindo de “Posição de Promenade Aberta” e condução para volta (largando a pega D-E), finalizando-a reassumindo a posição frontal com o par, mantendo o mesmo nível de execução e ajustando as posições relativas com o par;  
4 / 5
15

Aptidão Física

Os alunos atingem a ZSAF nos testes seleccionados do Fitnessgram.  2 / 3
16 Atividade Física e Contextos de Saúde III  - Identifica o tipo de actividade (desportiva ou outra) cuja prática pode, face à especificidade do esforço solicitado, contribuir para a melhoria da sua aptidão física, tendo em vista a sua saúde e bem-estar.

 - Analisa criticamente aspectos gerais da ética na participação nas Actividades Físicas Desportivas, relacionando os interesses sociais, económicos, políticos e outros com algumas das suas “perversões”, nomeadamente:

· A especialização precoce e a exclusão ou abandono precoces;

· A dopagem e os riscos de vida e/ou saúde;

· A violência (dos espectadores e dos atletas) vs espírito desportivo;

· A corrupção vs verdade desportiva.

4 / 5