Parlamento Europeu dos Jovens 2019/20- Visita a Bruxelas

No âmbito do progama Parlamento Europeu dos Jovens as turmas 10º C; 11ºB ;11ºC; 12ºB; 12ºA (no total de 13 alunos a que se juntaram 5 do colégio Salesiano de Évora), acompanhadas pelos professores Francisco Paulino e Teresa Calçada, visitaram Bruxelas e o Parlamento Europeu, entre os dias 2 e 5 de fevereiro.

          

"Em 2018 prometeram-me, promessa que entendi em tom de brincadeira, que eu ainda haveria de ir ao Parlamento Europeu. Agora, dois anos mais tarde, já fui ao Parlamento Europeu.

No início do mês de fevereiro realizou-se a visita de estudo que me proporcionou essa experiência, à Bélgica. Saímos de Reguengos às quatro da manhã de dia 2, e chegámos a Bruxelas pelas duas da tarde locais. Primeira impressão? Foi no caminho do aeroporto até ao hotel, questionei-me se a cidade com que me estava a deparar era mesmo uma capital. Isto porque deduzimos que uma cidade da importância de Bruxelas seria imensamente movimentada, mas não estava a ser o caso. Deve ser assim aos domingos!

Neste primeiro dia, dos quatro de visita, tivemos tempo livre que aproveitamos para visitar a Grand-Place. A Grand-Place consiste numa grande praça rodeada por casas de uma arquitetura e de uma beleza fora do comum, onde se pode encontrar a câmara municipal, bem como cafés, cervejarias centenárias e restaurantes. Posso estar a repetir-me, mas a beleza desta praça é das coisas mais incríveis que já vi, não me canso de olhar para as fotografias. Foi sem dúvida o que me conquistou nesta viagem!

Na segunda-feira, dia 3, tínhamos o dia dividido: de manhã visita guiada de autocarro por Bruxelas; de tarde visita guiada, a pé, por Bruges. Como seria de esperar Bruxelas continuou a surpreender. O contraste entre o antigo e o contemporâneo, tudo no mesmo lugar, em que tão depressa passávamos por palácios como por edifícios empresariais cuja altura perdíamos de vista…. Completamente envolvente.

 Para Bruges estava com expectativas altíssimas. Já me tinham falado inúmeras vezes da beleza única desta cidade medieval, que se revelou efetivamente bonita, mas o meu coração ficou mesmo na Grand-Place.

Terça-feira, dia de ir às Comissões e ao Parlamento. Foi um dia mais teórico, onde assistimos a sessões preparadas para nós sobre, de modo muito superficial, as funções de cada órgão no processo de tomada de decisão da implementação de novas leis/regras. Pessoalmente, gostei muito.

Para terminar, visitamos a Casa da História Europeia. Esta é uma exposição riquíssima, que retrata a evolução do continente, com todas as suas épocas e marcos importantes, até aos dias de hoje.

Na quarta-feira a nossa viagem chegou ao fim, e são experiências como esta que contribuem para a formação do adulto que um dia iremos ser, e que guardamos na memória.

Mafalda Faísco, 12ºA"