Cidadania e Desenvolvimento- 7º ano

A Educação para a Cidadania e Desenvolvimento tem como grande finalidade contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelas outras, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

No 7.º ano de escolaridade, assumimos a lecionação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde desenvolvemos com os discentes o domínio Instituições e Participação Democrática.

Os trabalhos e tarefas desenvolvidas tiveram como enquadramento a Presidência de Portugal do Conselho da UE e a Eleição Presidencial que decorreu em janeiro.

Incentivámos os alunos a refletir sobre os conceitos de cidadania ativa, democracia representativa e democracia participativa. Proporcionámos os meios e as estratégias para que refletissem sobre como funciona a nossa República, como se elege e quais as funções e deveres do Presidente da República e qual o lugar de Portugal na Europa e no Mundo, bem como sobre o seu papel na construção de uma Comunidade Europeia.

No final elaborámos colaborativamente, com a participação de todos os alunos das várias turmas, um Padlet com os trabalhos realizados. O balanço efetuado, tanto por mim docente como pelos alunos, foi francamente positivo.

A Docente

Luzia Barroso

Ver imagem 1

Ver imagem 2