Notícias Erasmus
Cursos de Formação para Professores
Fonte: FreePik
O projeto Erasmus+ oferece aos docentes a oportunidade de participar em cursos de formação no estrangeiro, permitindo-lhes enriquecer as suas competências didático-pedagógicas, trocar experiências com colegas de diferentes países e adquirir novos conhecimentos que beneficiarão a sua prática profissional. Neste contexto, estarão abertas, de 17 a 28 de outubro de 2024, as inscrições para os professores do AERM interessados em viver esta experiência. Em breve, serão disponibilizadas no separador Erasmus do site do AERM todas as informações sobre os cursos e os procedimentos para a inscrição.
Projeto Erasmus+ nas II Jornadas Pedagógicas do AERM
Nos dias 5 e 6 de setembro de 2024 realizaram-se as II Jornadas Pedagógicas do AERM, com o tema “Boas Práticas na Educação”.
A convite da Sra Diretora do AERM Luzia Barroso, a Equipa Erasmus apresentou o projeto do AERM, no segundo dia das jornadas, à comunidade educativa presente.
O programa Erasmus+ visa como estratégia europeia, quatro prioridades:
1) Inclusão e Diversidade;
2) Transformação Digital;
3) Ambiente e combate às alterações climáticas;
4) Participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica.
Assim, e tendo em conta as prioridades referidas anteriormente, o projeto Erasmus+ do AERM intitulado “Aprender+ – Unidade na Diversidade” terá a duração de 18 meses (21 de outubro de 2024 a 20 de abril de 2026) e foi elaborado com base na Carta de Missão e Projeto de Intervenção da Sra Diretora do AERM. O projeto procura a melhoria das fragilidades apontadas nestes documentos, nomeadamente, o insucesso dos alunos e a promoção do Agrupamento como comunidade aprendente, que resultaram em cinco prioridades:
1) Impulsionar o desempenho dos alunos em áreas cruciais;
2) Alargar os horizontes dos alunos e professores;
3) Fomentar a inclusão;
4) Representar um compromisso com a excelência educativa, a inclusão e a inovação;
5) Explorar novas metodologias de ensino e colaborar com parceiros internacionais para enriquecer o processo de aprendizagem e fortalecer a comunidade educativa como um todo.
Como objetivos estruturais do projeto foram salientados os seguintes:
1) Melhorar o desempenho dos alunos em disciplinas específicas;
2) Promover a inclusão de grupos menos privilegiados;
3) Desenvolver competências digitais;
4) Fomentar o trabalho colaborativo entre professores;
5) Promover uma atualização das práticas docentes;
6) Enriquecer a experiência educativa através da troca de conhecimentos;
7) Promover o contacto com a diversidade cultural;
8) Incrementar a cidadania ativa reconhecendo a importância da Comunidade Europeia.
Por tudo isto, salientou-se o foco do projeto em 4 grandes objetivos:
1) Aumentar a taxa de sucesso dos participantes, comparando com o universo dos alunos no ano anterior ao projeto, nas disciplinas de Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química A;
2) Explorar e adquirir conhecimento sobre as diversidades culturais e sociais presentes nos países parceiros;
3) Desenvolver competências digitais dos alunos e do pessoal educativo;
4) Integrar pelo menos 60% de alunos com menos oportunidades entre os participantes de modo a promover a inclusão.
Antes do término da apresentação explanada pela Coordenadora do projeto, a docente Dora Josué, salientou-se o conceito de MOBILIDADE, num total de 30 (14 para docentes do AERM e 16 para alunos do Ensino Secundário).
No caso dos docentes, as MOBILIDADES incluem dois cursos de formação para dois destinos diferentes e duas atividades de Job-Shadowing também para dois destinos diferentes. O Job-Shadowing consistirá na observação e numa aprendizagem direta com profissionais da mesma área em contexto laboral, bem como, na partilha de experiências.
Relativamente aos alunos, estão previstos dois destinos, cada um deles com oito alunos, a realizar no presente ano letivo e no de 2025/26. Cada grupo de alunos será sempre acompanhado por três docentes. As atividades dos alunos em MOBILIDADE pretendem centrar-se: na aquisição de experiências diversas e contacto com realidades distintas, o que permitirá enriquecer as suas aprendizagens e o seu desenvolvimento integral; a aquisição de uma maior consciência de cidadania europeia; na integração eficaz das TIC na educação. Para além disso, e não menos importante, serão realizadas visitas preparatórias por dois docentes para cada um dos destinos dos alunos como meio facilitador de todo o processo de MOBILIDADE.
Por fim, foi explicado que todos os procedimentos do projeto em curso, tais como, escolas e países com quem iremos realizar as nossas MOBILIDADES tendo sempre em conta o orçamento disponível, datas de candidaturas e respetivos destinos, critérios de seleção de docentes e alunos. Toda a informação/divulgação relevante do projeto, irá constar, futuramente, num separador do site do Agrupamento de livre acesso a TODOS.
A Equipa do Projeto Erasmus+